Search
  • newcammingperspective

Camming-BR 2021: operações (sigilosas) de mercado

Updated: Jan 26

Os tomadores de decisão das empresas de camming são majoritariamente homens brancos. Raramente são contratadas mulheres e negros para cargos em que haja tomada de decisões relevantes no setor, que isso fique muito claro. O motivo é óbvio: um homem em posição de privilégio social tende a "fazer o trabalho sujo" com menos dificuldade do que alguém que enfrentou preconceitos a vida inteira.


Em geral, quem enfrenta preconceitos e ressignifica essas experiências tem chances de ter desenvolvido pensamento crítico e atitudes subversivas. Para esse tipo de empresa — que opera no subterrâneo da ética — não são medidos esforços para sabotar essas pessoas.



Contudo, faz parte da lógica perversa do setor contratar e remunerar representantes e capatazes para “vestir a camisa da empresa”, assim como criar "bonecos" (avatares virtuais) para distrair a atenção do público, enquanto eles próprios — os tomadores de decisão — permanecem invisíveis.


Portanto, questione sempre (1) por quem o texto que você lê é assinado, (2) qual é o cargo operacional daquele sujeito na empresa, (3) verifique se há ou não identificação visual do indivíduo, (4) pergunte-se para qual finalidade aquele conteúdo foi desenvolvido. Afinal, todas as operações deste setor são estrategicamente calculadas. Nada acontece por acaso.


Capatazes-fofinhos do Lawful Evil-invisível!


Que em 2021 haja alguma abertura para se "organizar conhecimentos de modo que estes possam dialogar entre si e fazer parte da vida humana, como se formassem uma colcha de retalhos costurados com harmonia e perfeita combinação de cores" — E. Morin.


_________________________

SOBRE A AUTORA

Priscila Magossi é jornalista (Mackenzie-SP), Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), pesquisadora acadêmica (ABCIBER). Magossi é autora do livro “Ritualidades e vida cotidiana na cultura digital: uma investigação sobre os processos de comunicação e ritualização no ciberespaço” (2020) e do capítulo "Comunicação e velocidade na civilização tecnológica atual In: A explosão do cibermundo: velocidade, comunicação e (trans) política na civilização tecnológica atual (2017).


Magossi é fundadora/CEO do projeto New Camming Perspective (NCP): (1) um mapeamento das operações sigilosas do setor de Live Cams, (2) um novo modelo de negócios para empresas, e (3) um programa de treinamento para modelos. A finalidade da proposta é a contenção de danos e a humanização deste mercado. A expectativa é que práticas dignas tornem-se ritualidades cotidianas no setor.

719 views0 comments

NEW CAMMING PERSPECTIVE  would love to help you

  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube