Search
  • newcammingperspective

Camming-BR: Retrospectiva 2020

Updated: Jan 2

Por Drª Priscila Magossi (PUC-SP)


É com imensa alegria que venho a público informar que houve retratação da plataforma brasileira de camming, responsável pelo estímulo das 72 horas online seguidas durante o período do Natal (do dia 22/12/2020 ao dia 24/12/2020), caracterizando, assim, estímulo a uma jornada abusiva de trabalho. Felizmente, o mesmo erro grotesco não se repetirá no Ano Novo. Não obstante, o departamento de marketing da plataforma explicou às modelos sobre o propósito do camming, seguindo, precisamente, as definições dos estudos da NCP.


Lawful Evil (empresários-opressores-mercenários-invisíveis) X Chaotic Good (NCP)


Inicialmente, o trabalho da NCP foi desenvolvido em língua inglesa e publicado em revistas internacionais. O primeiro texto foi escrito para a Revista AW News, em de 28 outubro de 2016, como agradecimento ao primeiro prêmio recebido pelo pioneirismo desta proposta, em Mamaia (Romênia). Todos os artigos estão disponíveis em nosso site gratuitamente.


No palco, recebendo o primeiro prêmio do Projeto em 2016 (Romênia, Mamaia)


O projeto New Camming Perspective (NCP) é responsável pelo trabalho pioneiro de desvincular o Camming da ação sexual instantânea (pornografia) para, em seu lugar, associar a atividade profissional ao afeto, à conectividade e à interatividade entre pessoas. Tal articulação apenas foi possível de ser estabelecida após ampla fundamentação teórica (desde 2002) e densa pesquisa de campo em diferentes cargos operacionais do setor de Live Cams (desde 2010).



Primeiro artigo da NCP, publicado em 28 de outubro de 2016, na revista AW NEWS


Agradeço e valorizo a mudança de rumo da plataforma brasileira. Contudo, pontuo, uma vez mais, que maratonas não são escolhas, mas estímulos de um mercado extremamente abusivo que oferece como opção apenas o ruim e o pior ainda.


_________________________

SOBRE A AUTORA


Priscila Magossi é jornalista (Mackenzie-SP), Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), pesquisadora acadêmica (ABCIBER). Magossi é autora do livro “Ritualidades e vida cotidiana na cultura digital: uma investigação sobre os processos de comunicação e ritualização no ciberespaço” (2020) e do capítulo "Comunicação e velocidade na civilização tecnológica atual In: A explosão do cibermundo: velocidade, comunicação e (trans) política na civilização tecnológica atual (2017).

Magossi é fundadora/CEO do projeto New Camming Perspective (NCP): (1) um mapeamento das operações sigilosas do setor de Live Cams, (2) um novo modelo de negócios para empresas, e (3) um programa de treinamento para modelos. A finalidade da proposta é a contenção de danos e a humanização deste mercado. A expectativa é que práticas dignas tornem-se ritualidades cotidianas no setor.

411 views0 comments

NEW CAMMING PERSPECTIVE  would love to help you

  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube